sábado, 13 de novembro de 2010

Universidade Nova de Lisboa

O nome Universidade Nova de Lisboa (Nova) representa a criatividade ea inovação. Orgulhoso de sua juventude, como uma das universidades públicas mais recentes na área metropolitana de Lisboa, abrange Nova através de três concelhos: Lisboa, Almada e Oeiras.
Nova tem actualmente 18,233 estudantes, 1,449 professores e 769 funcionários não-acadêmicos, distribuídos por cinco faculdades, três institutos e uma escola, oferecendo uma ampla gama de cursos em todas as áreas do conhecimento. Oferece 29 cursos de graduação (primeiro ciclo), 107 de mestrado (2 º ciclo) - dos quais 3 são Erasmus Mundus e 11 estão integrados em programas de mestrado, além de 61 cursos de doutorado (terceiro ciclo) e pós-graduação.
A aplicação da Declaração de princípios de Bolonha a todos os cursos é um indicador claro da capacidade de Nova apresentar-se como uma instituição de ensino superior europeu. Um exemplo dessa capacidade é o Programa Erasmus, no qual a Universidade Nova de Lisboa participou com grande sucesso desde sua criação em 1987. Segundo estatísticas do 2006-2007, fornecidos pela Comissão Européia, Nova classificado 57 em termos de universidades européias que enviam e recebem mais estudantes Erasmus, num total de cerca de 4.000 instituições.
Nova integra 39 centros de investigação científica financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT (Fundação Ciência e Tecnologia). Na avaliação pela FCT em 2007, a Fundação 23 classificados como "Excelente" ou "Muito Bom", correspondendo a 59%. A Universidade Nova de Lisboa também abriga quatro laboratórios associados, todos classificados como "Excelente", três dos quais em parceria com outras instituições de pesquisa.
A excelente qualidade da investigação em muitas áreas, é também um marco na cultura internacional de Nova, que abrange para além das fronteiras européias na África e nas Américas.
A universidade é, assim, participar activamente em acções de cooperação promovido pelo Governo Português, nomeadamente com universidades norte-americanas, como a Universidade do Texas em Austin (UTA), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ea Universidade de Carnegie Mellon (CMU ), nomeadamente nos cursos de mestrado e doutorado e de pesquisa.
A singularidade da Universidade Nova de Lisboa Project está no seu respeito pela individualidade de cada unidade acadêmica, cada um tendo adquirido a sua imagem e prestígio dentro da liberdade, diversidade e tolerância que têm sido as orientações da Nova. Um outro objectivo do projecto é o reforço da coesão entre as unidades, a fim de tirar o melhor proveito possível das sinergias que podem assim ser geradas e desenvolvidas.
Esta opção clara por uma identidade única, mas diversificada, funcionando não só como uma rede de instituições, mas também de projetos, pessoas e recursos, caracteriza a Nova como uma universidade que está aberto ao mundo e disposta a participar nos desafios apresentados pelos 21 século.
                                                                                                                                     Adolfo Yañez Casal

Nenhum comentário:

Postar um comentário