O programa é divido em duas etapas anuais, primeiro e segundo ciclo, sendo oferecidas cadeiras opcional. O primeiro ciclo começa em setembro, e para em dezembro durante quinze dias, e retorna em janeiro. O segundo começa em fevereiro até junho, e logo após é o período de férias, que vai até inicio de setembro.
O calendário é inverso ao nosso, um pouco estranho, enquanto temos um ano inteiro para o calendário, aqui é 2010/2011, e assim sucessivamente.
Os alunos podem fazer cadeiras de diversas línguas, por exemplo: Alemão, Italiano, Espanhol, Francês, Catalão, Inglês, Mandarim, Latim e etc.
Isso difere muito a Universidade Nova de Lisboa da Furg, uma vez que não temos acesso a esse tipo de estudo, pois os estudos no Brasil em relação as Línguas ainda estão muito limitados.
Os conteúdos programáticos dos cursos diferem um pouco dos nossos, na área da Linguística temos cadeiras como: Análise do discurso, Pragmática, Semântica, Lexicologia e Lexicografia, Praticas Textuais, Métodos e Técnicas de Investigação em Linguística, Introdução a Ciências da Linguagem, Bases de Analise Linguística, e outras cadeiras que se assemelham as nossas como, por exemplo: Fonética, Sociologia e Morfologia.
O ensino de Línguas na Universidade e em Portugal
Nos centros urbanos, Lisboa e Porto, assim como nos centros turísticos , como Sintra e Algarve fala-se inglês fluentemente.
Houve grande evolução em Portugal no ensino do inglês, as gerações anteriores tinham pouco acesso às línguas estrangeiras em geral, com exceção dos emigrantes.
Atualmente o ensino do inglês é obrigatório desde o ensino primário, outra diferença entre o ensino no Brasil, que começa a partir do 5º ano.
A entrada de Portugal na Comunidade Européia e a resultante abertura ao exterior fizeram com que o número de turistas aumentasse, bem como as relações comerciais com outros paises, o que propiciou o contato mais próximo e efetivo com outras culturas estrangeiras, principalmente o inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário