sábado, 4 de dezembro de 2010

Lisboa... Lisboa...




Lisboa fria e bela...

Como Lisboa situa-se juntinho ao rio e ao mar, é uma cidade com clima moderado, no verão não é muito quente e no inverno não é muito fria. Em relação as restantes capitais européias.
No entanto, na altura do natal o tempo é frio, as temperaturas ficam em torno de zero grau. É normal ver os vendedores de castanha nessa altura do ano pelas esquinas da cidade, com seus carrinhos a deitar fumo, com um cheirinho típico de castanhas assadas. Para os portugueses um natal que não tenho frio não é um natal.
A noite de Lisboa é simplesmente fantástica, com suas casas de Fado, lugares típicos, não há quem venha a Lisboa e não vá escutar esse que é um típico som melancólico português.
Lisboa é uma viajem no tempo, em que podemos perambular por séculos em horas, minutos ou segundos, pois tudo está aqui é só contemplar.
Além de suas famosa culinária com pratos típicos portugueses: bacalhau à Brás, posta de bacalhau cozido de Braga; arroz de pato à moda Braga, cozido à Portuguesa, entre muitos outros pratos saborosos da cozinha portuguesa.
Não posso aqui deixar de falar dos famosos doces portugueses com seus típicos Pastel de Belém, e muitos outros doces deliciosos como, por exemplo: fatia douradas; aletria, bolas de Berlim, arroz doce, empanadilhas, filhovezes, entre tantos outros doces da culinária portuguesa.


Lisboa tem a famosa Brasileira do Chiado é um café emblemático, fundada em 1905, fica junto ao Largo do Chiado, onde podemos encontrar a famosa estátua de Fernando Pessoa, toda em bronze, não há quem passe ali e não tire uma foto.
É um ponto de visita obrigatório para os turistas que visitam a capital portuguesa. Fernando Pessoa permanece eternamente sentado a uma das mesas da esplanada, aguardando que queira dar dois dedos conversa ou, quem sabe, ouvir um dos seus poemas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário